sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PEQUI VIRA OURO NA MAO DE EXTRATIVISTAS.


INCRIVEL COMO O HOMEM VEM DESTRUINDO O CERRADO PARA PLANTAÇOES DESORDENADAS DE EUCALIPTO E PASTO PRA GADO.

MAS ONDE SE ENCONTRA MUITO CERRADO AINDA É POSSIVEL VER O MILAGRE DA NATUREZA, UM PEQUENO FRUTO COM GOSTO FORTE E CARACTERISTICO, QUE BROTA LOGO APOS AS PRIMEIRAS CHUVAS DO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO, E AMADURECE EM MEADOS DE DEZEMBRO. SUSTENTO DE MUITAS FAMILIAS NESTE PERIODO, QUE ALEM DE SUSTENTO TRAZ UMA RENDA EXTRA PRA MUITOS. PUDE OBSERVAR EM BOCAIUVA, O QUANTO AS PESSOAS VENDEM DESTE FRUTO DO CERRADO.
A  SEGUIR MATERIA TIRADO DOS SITES:
http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/91/61/

http://www.redecerrado.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=134:pequi-vira-ouro-nas-maos-de-extrativistas-do-norte-de-minas-gerais&catid=3:curtas&Itemid=48



Fruta típica do Cerrado, de cor amarelo-ouro e considerada uma iguaria gastronômica, o pequi está mudando a vida dos extrativistas do município de Japonvar, a cem quilômetros de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Apreciado ancestralmente pelos habitantes da região, o pequi conquista paladares sofisticados no Brasil e já começa a fazer carreira fora do país. O pequi do Norte de Minas está sendo vendido em centros cosmopolitas, como Nova Iorque, nos Estados Unidos.

De Japonvar, sairão este ano cerca de 15 toneladas de pequi; dois mil litros de óleo da fruta e 600 quilos de castanha-de-pequi beneficiados pela Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais e Catadores de Pequi de Japonvar (Cooperjap). Parte da produção deverá ser exportada. O restante será comercializado aqui mesmo, garantido renda média de R$ 400 para cada um dos 200 cooperados. “Estamos melhorando de vida”, disse o produtor José Antônio Alves dos Santos, presidente da cooperativa. 

Primeiro, são os animais silvestres que se alvoroçam: abelhas e outros insetos; pássaros de todos os tamanhos; pequenos e médios roedores e os mamíferos do Cerrado; pacas, cotias, tatus, preás, veados. Depois os homens: famílias inteiras se deslocam para iniciar a "apanha" do pequi, que se desprende facilmente dos ramos das árvores nativas, espalhando-se pelos cerrados e matas do Brasil Central. Logo mais, a fruta já pode ser encontrada por todo lado, nas pequenas vilas ou nas ruas centrais de cidades grandes como Goiânia, Brasília e até Belo Horizonte, onde ambulantes vendem o pequi recém-colhido. O fruto, do tamanho de uma pequena laranja, está maduro quando sua casca, que permanece sempre da mesma cor verde-amarelada, amolece. Partida a casca, encontram-se, em cada fruto, uma, duas, três ou quatro amêndoas tenras envoltas por uma polpa amarela, branca ou rósea, o verdadeiro atrativo da planta. A única contra-indicação são os espinhos finos, minúsculos e penetrantes existentes bem no núcleo do caroço, sendo preciso muito cuidado ao mastigá-lo para chupar a polpa. O pequi é muito apreciado nas regiões onde ocorre: o arroz, o frango e o feijão cozidos com pequi são pratos fortes da culinária regional; o licor de pequi tem fama nacional; e há, também, uma boa variedade de receitas de doces aromatizados com seu sabor. Os 900 produtores envolvidos na Cooperativa Grande Sertão plantam frutas para uso em conservas, tendo o pequi como o principal produto. A cooperativa foi formada com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico sustentável da área, e melhorar a qualidade de vida dos produtores de pequena escala e de suas famílias, que pertencem à cooperativa. A capacitação e a consultoria técnica e científica são fatores importantes para a realização desse objetivo. A comunidade trabalha plantando frutas com o uso de métodos orgânicos e respeitando os princípios de agricultura ecológica.
Informação importante: uma unidade de pequi (aproximadamente 50g) possui 40 calorias. 

Estado/Região/Território: Minas Gerais /Sudeste/Norte de MG/ Serra Geral e Alto Rio Pardo 

FRUTO MADURO

FRUTO AINDA COM CASCA


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SITIO DO SR. MILTON

DISTANTE DE BOCAIUVA MAIS OU MENOS 20KM., O SITIO DO SR. MILTON, É UMA MARAVILHA, QUINTAL BEM CUIDADO, COM VEREDA NOS FUNDOS.
OS BURITIZEIROS FAZEM O ORNAMENTO DO BREJO. QUEM TAMBEM OS AMA SAO AS ABELHAS QUE COLETAM MUITO POLEM DE SUAS FLORES, PUDEMOS CONSTATAR VENDO UM ENORME NINHO DE BORA, COM MUITO POLEN.
PESSOA SIMPLES SR. MILTOM, TAMBEM CHAMADO DE XUPÉ, É TAMBEM MUITO RECEPTIVO.
VEJA ABAIXO ALGUMAS FOTOS DO LOCAL.

SR.MILTON COLHENDO COQUINHOS

LINDO CACHO DE BURITI

ISAC E SR.MILTON

QUINTAL COM BURIITI

PIMENTEIRA

BURITIZEIRO

ENTRADA ABELHA LIMAO

OLHA OS COQUINHOS AÍ




COQUINHO PRA SUCO



QUINTAL

COQUINHO LICURI


MUTAS BANANEIRAS
BURITI



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

JABUTICABAS Á BEIRA DO RIO JEQUITAÍ

Á uma semana atras estive no rio Jequitai, mais precisamente na cidade de Francisco Dumont, local onde gosto de pescar, estive la porque espalhei muitas isca pet pra abelhas sem ferrao, as quais postarei  mais abaixo. Mas ate entao ainda nao tinha visto os pés de jabuticabas tao carregados, coisa linda de se ver!! Os pés sao nativos, mas parecem que foram plantados por alguem.
Á uma semana estavam assim, ainda verdes.
MUITOS FRUTOS

MEU FILHO, DESEJANDO QUE JA ESTISSEM MADURAS

Hoje 11/11/2011 estive la novamente, e vejam que maravilha as fotos abaixo.



ALGUMAS AINDA MEIO VERDES

SE FOSSE ONIBUS DIRIA QUE ESTAVA COM  EXCESSO DE PASSAGEIROS 



ESTA TAMBEM, SUPER LOTADO.


Outra coisa que me chamou a atençao, foi a quantidade de abelhas sem ferrao e apis que encontrei alí.



BORA

APIS, NO CIPOZEIRO 

MANDAGUARI

ISCA IMPROVISADA QUE DEU CERTO

MANDAGUARI PRETA

PEQUENA E PRETINHA, NAO SEI QUAL É...

As iscas pet ainda nao surtiram efeito, somente esta acima que fiz com o que tinha no dia que era uma caixinha de leite longa vida; E foi justo esta que pegou uma irai.

isca pet, proximo á entrada de uma abelhina pequena

isca pet

isca pet

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ABELHA LIMAO OU PAPA TERRA?

ENCONTREI A UM ANO MAIS OU MENOS ESTA ABELHA QUE FOI TIRADA DE UM TERRENO EM CONSTRUÇAO, NA ZONA RURAL, ELA TINHA PORTA DE CERA E COLOCAVA PRA FORA PELOTINHAS DE ESCREMENTO TIPO CERA OU FEZES, O QUE DA PRA OBSERVAR NAS FOTOS DA ENTRADA DELAS; ELA ESTAVA NO CHAO A MAIS OU MENOS 80 CM. DE PROFUNDIDADE. COLOQUEI A NUM POTE DE BARRO DENTRO DE UMA CAIXA MAIOR O QUAL PREENCHI COM TERRA.
DEIXEI-A  PROXIMO ÁS OUTRAS ABELHAS E POR UM GRANDE PERIODO NAO ACONTECEU NADA, MAS UM DIA ELA ATACOU UMA MANDASAIA E QUASE EXTERMINOU. ENTAO TIREI ELA E LEVEI PRA UM SITIO, BEM LONGE DALI, MAS PELOS ULTIMOS RELATOS, DE COMO É A ABELHA LIMAO, ESTOU EM DUVIDA SE ELA É LIMAO OU PAPA TERRA, EMBORA ELA TENHA UM CHEIRO FORTE, MAS NAO É O CHEIRO DO LIMAO E SIM DO CAPIM CIDREIRA, E TRABALHA E CRESCE MUITO NOS DISCOS DE CRIA, POTES DE POLEN E ATE MEL. SE ALGUEM SOUBER ME FALE POR FAVOR, QUE ESPECIE É ESTA?

SUBSTANCIA Q ELAS TIRAM PRA FORA



TRABALHAM TAMBEM Á NOITE.




 

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Abelhas no cupim

A ALGUNS DIAS UM AMIGO DE OLHOS DÀGUA ME DISSE TER NO TERRENO DELE UMA ABELHA PRETINHA NUM CUPIM A QUAL ELE NAO SABIA QUAL ERA, ELE IRA FAZER UMA ESTRADA NO LOCAL ENTAO PEDI A ELE PRA RETIRA-LA POIS EU AS CRIO RACIONALMENTE. AO CORTAR O CUPIN, ME DEPAREI COM UM NINHO MUITO GRANDE E TIVE QUE DIVIDI-LO
EM DUAS CAIXAS. ELAS SAO PEQUENAS E TOTALMENTE DOCEIS NAO ME ATACOU EM NENHUM MOMENTO.
cupim enorme com a entrada da abelha

tirando o ninho com cuidado

entrada
NAS FOTOS ABAIXO VEREMOS O TAMANHO DO NINHO, COM MUITO POLEN, MEL VERMELHO E AMARGO, CERA GRUDENTA, ABDOMEM FINO TIPO A DO JATAI;
retirada do ninho

enxame muito grande

com muito abelha

SE ALGUEM SOUBER QUE ESPECIE É ESTA, ENTRE EM CONTATO POR FAVOR.
CONTATO:  38-91700260  OU  38-99662726

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MEU SITIO

EM DEZEMBRO DE 2010 REALIZEI UM GRANDE SONHO, O DE TER UM PEDACINHO DE TERRA, CONSEGUI COMPRAR POR PROVIDENCIA DIVINA, POIS NAO TINHA CONDIÇOES FINANCEIRA. LOCALIZADO A 30KM. DE ITAMARANDIBA, NUMA REGIAO CHAMADO CANJURU, FICA PROXIMO A UMA ESCOLA RURAL, E COMO EU QUERIA, ELE TEM NOS FUNDOS DO QUINTAL UM LINDO E BEM VOLUMOSO RIO, O RIO ITACARAMBI. LOCAL BOM PRA NADAR E SE QUIZER ATE IRRIGAR ALGUMA PLANTAÇAO.
DO QUINTAL EU FIZ UM POMAR, TENHO 70 PÉS DE CAFE AINDA NOVO, 200 DE ABACAXI QUE JA DEVEM PRODUZIR ATE O FINAL DO ANO, CANA PRA RAPADURA OU RAÇAO, BASTANTE MANDIOCA BOAS PRA COMER, FRUTAS COMO: ABACATE, CARAMBOLA, ROMÃ, LIMAO, MAMAO, JAMBO, PESSEGO, MARACUJA, GROSELHA, FIGO, PITANGA, ALGUMAS OUTRAS FRUTAS EXOTICAS, MUITA BANANA JA PRODUZINDO, MUITA LARANJA VARIAS ESPECIES TAMBEM EM PRODUÇAO; UM PASTO PRA MANTER DURANTE O ANO MAIS OU MENOS 10 VACAS. TEM UMA PEQUENA RESERVA DE MATA, E NA PARTE DE CAMPO TEM MUITOS PEQUIZEIROS. UMA MESCLAGEM DE TIPOS DE TERRAS, CAMPO, CERRADO, TERRA DE CULTURA E TERRA ARENOSA.
SAO APENAS 11 HECTARES QUE PRA MIM SAO O SUFICIENTE PRA RELEMBRAR MINHAS RAIZES DE CAIPIRA QUE SOU E ME ORGULHO MUITO!!
A CASINHA SEDE, É SIMPLES, MAS BEM PROTEGIDA, TEM AGUA CANALIZADA DA GROTA, BANHEIRO ETC.
É UMA PENA QUE MOTIVOS PARTICULARES E DE FORÇA MAIOR, TEREI QUE VENDER.
AOS INTERESSADOS, ALGUMAS FOTOS ESTARAO AQUI, OUTRAS ESTAO NO MEU ORKUT. karencosmeticos@bol.com.br  .

curtindo as ferias...

simples casinha!

limoeeiro, produz todo o ano.

paloma, minha sobrinha

sogros com netinho Antonny

Poliana, sobrinha
eu e meu filhao

matinha nos fundos do quintal

milho bonito no quintal

D.Claudiana(sogra), fazendo pamonha.
lindo rio nos fundos do quintal
mata ciliar